domingo, outubro 07, 2007

Segagaga - Um ode à Service Games



O ano é 2025. A empresa Sega está com apenas 3% de share de mercado. Direto de Ota, Tokyo (aonde a Sega primeiramente se instalou em 1951), ela prepara o "Projeto Segagaga" - o qual pretende salvá-la de sua maior competidora: a empresa DOGMA (claramente uma alusão à Sony, sua maior concorrente na época). Como parte do projeto, a Sega emprega dois jovens, Taro Sega e Yayoi Haneda, para que eles tentem trazê-la de volta ao topo do mercado.

Parece 1º de Abril mas não é: este é o enredo do jogo Segagaga, lançado em março de 2001 para o Dreamcast, apenas no Japão. O jogo é um festival de cameos (aparições de personagens de games) como Alex Kidd e bosses diversos, mas vai além: há magias e itens de vários jogos e até os próprios consoles e acessórios da empresa aparecem como inimigos!! Uma verdadeira celebração de sua história (daí o motivo do meu título). Além disso, o jogo está repleto de paródias, jogos escondidos e referências ao PS1 e ao PS2.

Uma edição limitada do jogo também foi lançada, a qual vinha com brindes legais como camiseta com o logo do game, broches com os logos dos consoles da sega, tudo organizado dentro de uma caixa.

Fonte: Wikipedia.

[VIDEO] [VOCÊ CONHECE?]

quarta-feira, outubro 03, 2007

"Sessões" do blog implementadas!

Como disse no post anterior, o blog estava parado para manutenção. Apesar de não precisarmos pintar parede, trocar o piso, os móveis... temos que dar uma geral nele às vezes visando sempre sua qualidade, tanto funcional, quanto visual.

Depois de muito pensar em como fazer os links das sessões mostrarem todos os posts de uma categoria, encontrei uma maneira eficiente e elegante (gíria de programação). Anteriormente a idéia era colocar a categoria de cada post no cabeçalho dele, criar posts que reuniriam em cada um deles todos os links dos posts de uma determinada categoria, depois o link desse post era associado a uma opção das sessões.

Mudou tudo. Retirei a categoria do post do cabeçalho de cada um (bem mais limpo assim), coloquei uma espécie de palavra chave entre colchetes "[ ]" no fim de cada post, e a procura por estas palavras chaves é o que indica cada opção das sessões. Eficiente, simples e fácil de administrar.

Nos próximos posts vou dizer o que significa cada uma das categorias de posts do blog. Voltando à ativa! [BLOG]

domingo, setembro 23, 2007

Secret Raiden: supera os 10000 views



Em janeiro de 2006 eu gravaria um input ("video" no formato de emulador) do Mortal Kombat 1 do Mega, personagem que é a imagem da minha comunidade no Orkut Segredos e Rumores dos Games . A imagem daquela comunidade não foi criada a partir dele, ela já existia anteriormente, portanto.

Criei tópicos falando deste video, disponibilizava o arquivo, criei até mini-tutoriais pra assistir, mas vi que ninguém se mexia pra assistir. Como 2006 eu varava madrugadas fazendo minha querida monografia, um ano se passou, até que em fevereiro desse ano converti o input em video, com abertura e encerramento, e upei no Youtube.

O minúsculo video (45 segundos, sendo que apenas 27 seg é o jogo em si) fez um sucesso razoável no Orkut, mas no Youtube o sucesso foi arrasador pra um petisco destes. Mesmo podendo ser considerado fake (falso), já que eu me reservo ao direito de não disponibilizar a minha versão desta dica (já que ela faz parte dos meus projetos futuros) - percebam que eu não mostro o início e o encerramento da luta - , o sucesso e a curiosidade em torno dele foram marcantes. Em tempo: vou mostrar todas minhas pesquisas sobre essa dica no tempo certo.

Antes que perguntem: eu não usei técnicas TAS nele, aliás eu nem sabia o que era isso ainda. Com certeza o video seria mais impressionante ainda. Tive muita dificuldade em fazê-lo, já que não queria mostrar nele detalhes que mostrassem os segredos dessa dica (há versões dela pobres que funcionam por aí, mas não tão completas).

Aproveitando este post queria dizer que assim que as férias chegarem (e nenhum imprevisto impeça), vou postar mais videos na minha página no Youtube, a mcsvideos. Em primeiríssima mão, vou adiantar algo: tenho um input aqui, ainda incompleto, com 90% pronto, MUITO impressionante, de um jogo de luta do Mega (não é MK). Misturo técnicas TAS com uma dica que descobri uma vez, e o resultado... bom, vocês não perdem por esperar.

Ps.: O blog anda um pouco parado porque estou estudando a melhor forma de implementar as sessões, não quero atropelar isso com posts semanais. Mas tive ótimas idéias, aguardem! [VIDEO]

domingo, setembro 09, 2007

Playstation Phone


Vem aí - um rumor praticamente confirmado - o PSPhone (Playstation Phone), previsto para fevereiro próximo (aproveitando a Mobility World Congress) . É um celular da Sony Ericsson, destinado a ser um "Cell Game", ou seja, especializado em games, e que não carrega a "marca " PSP - videogame portátil da Sony. O Playstation Phone virá com uma interface e design orientados a games e sensor de movimento (o que possibilita uma jogabilidade a la Wii, em versão portátil). A especulação sobre o PSPhone começou a cerca de um ano atrás, quando o guru de design da Sony Ericsson, Rikko Sakaguchi, disse que estava trabalhando numa concepção voltada a games.

Poderá surgir aí uma briga com a fabricante finlandesa Nokia? Ela retomou a marca "N-Gage", visando a exploração de games para celulares da linha NSeries. Até novembro será disponibilizado pela empresa um portal móvel que oferecerá jogos para download via celular. [NEWS]

Fontes: kotaku , Mobile Entertainment , Info Online .

segunda-feira, setembro 03, 2007

Relógio do Super Mario Bros


Mesmo que não meça a temperatura, a humidade do ar, não dê pra saber muito bem os minutos e segundos... eu adoraria ter um desses aqui! Vai me dizer que você não? Dêem só uma olhada no ponteiro de foguinhos, legal! Se aquele primo seu for pro Japão, mande-o procurar por um destes, quem sabe?

Este post é em homenagem à minha nova comunidade de games do Orkut, a Adoro fases aquáticas de games . [STUFF]

quinta-feira, agosto 30, 2007

Abandonia



Jogos : Doom 2, Innocent Until Caught, Quarantine e Ultima Underworld - The Stygian Abyss.

Este é um excelente site de abandonwares - softwares, no caso jogos, já antigos e que supostamente não tem mais "dono" - encontrado na URL - http://www.abandonia.com .

Além de ter um visual retrô, há a nota do editor, dos internautas, reviews muito suscintos e bons, além da possibilidade de baixá-lo lógico (mas alguns, como Mortal Kombat 1 são protegidos pela ESA, e não são "baixáveis"). Também há para baixar, em alguns jogos, extras como músicas, scans do box, manual, etc. Tudo muito bem ilustrado e organizado.

Vale a pena dar uma conferida neste site; e que tal este link para a página em português, e no início do índice de todos os jogos? [SITE]

sexta-feira, agosto 24, 2007

O novo cabeçalho do Blog

Até a pouco tempo atrás eu mantia e participava de muitas coisas na internet em relação aos games. Minhas 5 comunidades de games do Orkut, este blog, meu multiply, minha conta no Youtube, minha participação no site BrGames, fora as minhas relações "não oficiais" com outros sites, comunidades e afins.

Aos poucos eu fui percebendo que não estava tendo tempo para nada e que meu trabalho não estava tendo o devido reconhecimento ou repercussão desejada, e que eu estava perdendo muito tempo com coisa fútil. Então, olhando mais atentamente, percebi que eu insistia no Orkut demasiadamente, e errava tanto em postar por lá trabalhos os quais não encontrariam no Orkut seu público interessado (além do formato de fórum não ser propício para isso), e também que o nível do gamer encontrado em sua maioria não era de jogadores hardcores, isso sem falar nos baderneiros de plantão... você ainda tenta se opor a eles e os "Srs. da razão suprema japanoides wannabe aborrescentóides" ainda te taxam de ditador.

Mas agora estou em outra fase, estou usando o Orkut apenas para coisas adequadas a ele, e agora vou poder me dedicar mais a este blog. E já comecei mudando o seu cabeçalho.

A pequena obra-prima foi feita usando o programa PhotoImpact (o mesmo que usei para as imagens das minhas comunidades), e levei um dia inteiro pra fazer. Não é tão difícil quanto parece, o mais difícil é ter e escolher os sprites dos personagens, e o processo criativo em si, o qual acho que fui bastante feliz, já que não há um amontoado de personagens de games, e sim pequenos acontecimentos e nuances que apenas um gamer consegue perceber e se divertir.

Mas nem tudo foi perfeito: apesar de eu ter recortado uma screen capture do cabeçalho e trabalhado em cima dela, não sei porquê cargas d' água a imagem saiu menor que o espaço do cabeçalho. Mas isso até que foi bom, porque limitou a área da imagem e, apesar de um certo aperto, seria bem mais difícil numa área maior. O outro problema, como podem ver, é que a imagem está alinhada à direita. Já mexi no código HTML, meu irmão que entende bastante também, e nada. Se alguém souber a solução para isso, mande um comentário aí para arrumarmos isto.

Até mais, e fiquem de olho... [BLOG]