segunda-feira, março 03, 2008

Br Games de volta !!!

Garanto que essa é a notícia que muito gamer brasileiro espera a muito tempo. A volta à ativa da Br Games - o maior e mais conceituado grupo de tradução de jogos do Brasil.

O Jackal comentou comigo que essa semana provavelmente ela já estará no ar, podendo ocorrer tal fato a qualquer momento.

Como o blog ficou inativo durante as férias, pelos motivos que expliquei no post anterior, aqui vai um presente para os usuários do mcs Dicas - uma informação em primeiríssima mão, que ninguém ou veículo nenhum neste mundo tem:

A nova Br Games pretende mais uma vez estar na frente do cenário de tradução com uma revolução, à qual chamo de Br Games 2.0. Qualquer usuário agora pode postar conteúdo no site da Br Games, característica típica da Web 2.0 e marcante em sites como Wikipedia e Youtube. Qualquer um agora pode postar notícias, curiosidades, arquivos importantes, artigos, etc. O post passará por uma triagem dos membros deste grupo (o qual faço parte) que aprovará ou não a publicação do post.

Some a isso um design completamente reformulado e mais moderno, nova programação, muito mais eficiente e dinâmica, e conceitos revolucionários na área e temos a nova BrGames, provando porquê ainda é o maior grupo de traduções do país.

Atualização (9 de março, 9:16): A Br Games voltará ao ar nesta noite, mas por enquanto será apenas o site antigo (em asp). A nova versão, mencionada no post ainda está passando, segundo o Jackal, por retoques finais, ainda sem previsão de estar on-line. Aguardemos então a volta da Br Games, em Asp ou PHP, mas enfim, sua volta à ativa.

[NEWS]

De volta à ativa

Olá a todos, novamente. Este meu blog esteve parado durante toda as férias de dezembro-janeiro, e só agora estou novamente postando. Nestas férias reestruturei muitas coisas minhas, tanto on-line quanto off-line.

Num primeiro momento deixei de postar regularmente aqui para priorizar esta reoganização de minhas coisas, e num segundo momento para me dedicar à criação de meu 2º blog, o Passagem Secreta, o qual será complementar a este aqui, e não substituirá nada (podem ficar tranquilos quanto a isso). Num terceiro momento, que envolve o mês de fevereiro, aí faltou tempo mesmo, muito trabalho (workaholic?) e finalizei os detalhes do meu blog 2 (esse aqui é o 1).

Então meus 2 blogs terão a seguinte responsabilidade cada:

mcs Dicas: Tem caráter mais pessoal, intimista, mais crítico e focado em generalidades e variedades diversas sobre games.

Passagem Secreta: Meu blog com caráter mais focado no jogo, com resultados de algumas pesquisas minhas ou de minhas comunidades do orkut ou de membros delas, sobre segredos e rumores dos games, e assuntos avançados para jogadores hardcores.

Enquanto uma é mais aberta a variedades, curiosidades e notícias, a outra é mais focada em desvendar os jogos de videogame.

Então é isso aí, pessoal. Quem gosta do meu trabalho, além de minhas comunidades do orkut e do meu multiply, pode ficar antenado nestes 2 blogs.

Agora que tudo voltou aos seus eixos, depois de um longo período de reflexões (não duvidando do futuro, mas tentando descobrir a melhor maneira de se chegar a ele), vamos aos games!

[BLOG]

segunda-feira, novembro 05, 2007

Strider (Mega Drive) - Vencido no Hard

Pra quem acha que esse jogo é um dos mais difíceis do Mega (no Hard talvez), aí vai um video que eu fiz a um bom tempo, mas que pelo tamanho (e a falta de uma ferramenta que preste para cortá-lo em 2) não upei no Youtube.




Praticamente um detonado no Hard. Ah... não usei nenhuma técnica TAS (Tool Assisted Movie) nesse video.

[VIDEO]

domingo, outubro 28, 2007

O Projeto Secreto da Nintendo: O Próximo Nintendo DS?

Para se descobrir alguma coisa nova ou secreta no mundo dos games, uma boa dica é analisar patentes. Tudo que é lançado no mercado tem que ter uma patente, e muitas vezes ela é o único indício concreto de algum projeto secreto ou algo novo.

A nintendo registrou uma patente (#20060025218) de julho de 2004 muito interessante, a qual vemos na imagem abaixo:

À primeira vista, podemos dizer que trata-se de um videogame portátil, e olhando bem podemos dizer que parece uma mistura de um Game Boy Advance com um Nintendo DS. Eu diria que é um protótipo do NDS baseado no design conhecido do GBA. Talvez um protótipo cancelado que deu lugar ao atual NDS. Há uma entrada (abaixo) para cartão, talvez um SD Card.

Mas quem leu o texto acima da imagem percebeu algo muito interessante: o portátil tem um sistema inédito de detecção de "pelo menos dois pontos" de toque na tela(o NDS tem apenas um) !!

A patente diz (numa tradução livre) que como resposta a uma operação por toque na tela pelo jogador, são detectadas coordenadas entre os dois pontos e a distância entre os dois pontos e o ângulo da linha que os conecta são calculados. Na imagem abaixo, veja o cálculo matemático que gera a distância entre si e o ângulo dos pontos, e o ponto central entre os dois pontos:

Com certeza estes cálculos são convertidos em algoritmo (olhe a matemática com outros olhos agora ^^).

Na própria patente há uma exemplificação de como isso funciona, usando como exemplo uma nave da série Star Fox (olha aí, mais um rumor?):

Na imagem acima, as setas sobre os dedos indicam movimento do mesmo e a direção, os pontos são os pontos de pressão sobre a tela. A propulsão abaixo da nave indica que ao abrir os dedos a nave sobe.

Acima, vemos que o movimento de fechar os dedos faz a nave descer verticalmente.

Na figura 10, indica-se que o ângulo que a nave se encontra é alterado mudando o ângulo dos pontos de pressão dos dedos.

A figura 11 mostra que uma inclinação maior dos dedos gera um movimento de "parafuso" na nave.

Por fim, a imagem acima indica não um movimento angular, mas sim posicional da nave, igual ao da reta entre os dois pontos de pressão.

Esta patente foi arquivada em 19 de julho de 2005. Alguém pode dizer que o Nintendo DS está aí, e que provavelmente esta patente foi rejeitada, mas lembrem-se que ela contém uma tecnologia mais avançada que o NDS, e pode perfeitamente ser um avanço no seu sistema de reconhecimento de toque na tela. A tecnologia pode ainda ser incorporada num futuro console da Nintendo. A empresa nega as especulações.

Fonte: GameSpot

[GERAL]

domingo, outubro 21, 2007

Sessões do "mcs Dicas": detalhando

Como prometi, segue uma breve descrição sobre qual tipo de conteúdo reúne cada sessão do blog. Os nomes são curtos e auto-explicativos:

Blog - Mostra os posts que falam sobre o blog.

Dicas - Posts que abordam macetes, dicas, estratégias, enfim, conteúdo de auxílio ao jogador de videogame.

Diário - Reúne as postagem que abordam meu dia-a-dia com os games, com projetos e trabalhos relacionados a eles.

Entrevista - Entrevistas com personalidades direta ou indiretamente relacionadas ao mundo dos games .

Geral - Posts com a famosa definição "sem definição", ou seja, posts que não se enquadram nos assuntos das outras sessões.

Girls - Quando o assunto principal são as garotas, tanto as gamemaníacas quanto as digitais.

How - Mini-tutoriais, passo a passos, enfim... postagens que ensinam algo relacionado a games, de forma mais elaborada.

Humor - Dicas de humor, charges, conteúdo engraçado e divertido.

News - Fique por dentro das notícias mais quentes e polêmicas do mundo dos games.

Site - Dicas de sites que se destacam na sua abordagem sobre os videogames

Stuff - Bugigangas e diversas coisas inspiradas nos games.

Video - Posts que contém um ou mais videos (ou links para eles) sobre games.

Você conhece? - Jogos, consoles, personagens, máquinas, softwares... alternativos e que talvez você não conheça.

Provavelmente haverá mais algumas (poucas) sessões novas. E assim que elas forem criadas, este post será atualizado com as novas sessões. Posts com este símbolo no fim (sem as aspas) "[ * ]" são postagens com conteúdo atualizável, que estão sempre se renovando. Quem sabe isso não se torne uma sessão também? Comentem pessoal, o retorno dos (ainda poucos mas fiéis) visitantes é extremamente útil para o crescimento do blog.

[ * ] [BLOG]

sábado, outubro 13, 2007

Quadrinhos de games


Para quem gosta de piadas e charges com personagens de games e ao mesmo tempo gostaria de ver tiras com histórias curtas de games, há uma boa pedida, como podemos na imagem acima.


O site i-mockery tem pencas de tiras (quadrinhos curtos) feitos com imagens capturadas dos próprios games, com as imagens aproximadas, deixando os pixels bem em evidência (os quais são até editados). Balões de diálogo são usados para contar uma breve história, sempre com muito humor.


O único porém é que várias e várias tiras são reaproveitadas, mudando apenas os diálogos dos personagens (e a piada, lógico).


Para quem gosta, é um prato cheio. Como vemos, os textos estão em inglês, mas nada muito difícil de compreender. Aliás, não é de hoje que os games ajudam no aprendizado de outra língua, não? Mas isto é um assunto para um outro tópico! Até breve, pessoal.

[HUMOR]

domingo, outubro 07, 2007

Segagaga - Um ode à Service Games



O ano é 2025. A empresa Sega está com apenas 3% de share de mercado. Direto de Ota, Tokyo (aonde a Sega primeiramente se instalou em 1951), ela prepara o "Projeto Segagaga" - o qual pretende salvá-la de sua maior competidora: a empresa DOGMA (claramente uma alusão à Sony, sua maior concorrente na época). Como parte do projeto, a Sega emprega dois jovens, Taro Sega e Yayoi Haneda, para que eles tentem trazê-la de volta ao topo do mercado.

Parece 1º de Abril mas não é: este é o enredo do jogo Segagaga, lançado em março de 2001 para o Dreamcast, apenas no Japão. O jogo é um festival de cameos (aparições de personagens de games) como Alex Kidd e bosses diversos, mas vai além: há magias e itens de vários jogos e até os próprios consoles e acessórios da empresa aparecem como inimigos!! Uma verdadeira celebração de sua história (daí o motivo do meu título). Além disso, o jogo está repleto de paródias, jogos escondidos e referências ao PS1 e ao PS2.

Uma edição limitada do jogo também foi lançada, a qual vinha com brindes legais como camiseta com o logo do game, broches com os logos dos consoles da sega, tudo organizado dentro de uma caixa.

Fonte: Wikipedia.

[VIDEO] [VOCÊ CONHECE?]