domingo, setembro 09, 2007

Playstation Phone


Vem aí - um rumor praticamente confirmado - o PSPhone (Playstation Phone), previsto para fevereiro próximo (aproveitando a Mobility World Congress) . É um celular da Sony Ericsson, destinado a ser um "Cell Game", ou seja, especializado em games, e que não carrega a "marca " PSP - videogame portátil da Sony. O Playstation Phone virá com uma interface e design orientados a games e sensor de movimento (o que possibilita uma jogabilidade a la Wii, em versão portátil). A especulação sobre o PSPhone começou a cerca de um ano atrás, quando o guru de design da Sony Ericsson, Rikko Sakaguchi, disse que estava trabalhando numa concepção voltada a games.

Poderá surgir aí uma briga com a fabricante finlandesa Nokia? Ela retomou a marca "N-Gage", visando a exploração de games para celulares da linha NSeries. Até novembro será disponibilizado pela empresa um portal móvel que oferecerá jogos para download via celular. [NEWS]

Fontes: kotaku , Mobile Entertainment , Info Online .

segunda-feira, setembro 03, 2007

Relógio do Super Mario Bros


Mesmo que não meça a temperatura, a humidade do ar, não dê pra saber muito bem os minutos e segundos... eu adoraria ter um desses aqui! Vai me dizer que você não? Dêem só uma olhada no ponteiro de foguinhos, legal! Se aquele primo seu for pro Japão, mande-o procurar por um destes, quem sabe?

Este post é em homenagem à minha nova comunidade de games do Orkut, a Adoro fases aquáticas de games . [STUFF]

quinta-feira, agosto 30, 2007

Abandonia



Jogos : Doom 2, Innocent Until Caught, Quarantine e Ultima Underworld - The Stygian Abyss.

Este é um excelente site de abandonwares - softwares, no caso jogos, já antigos e que supostamente não tem mais "dono" - encontrado na URL - http://www.abandonia.com .

Além de ter um visual retrô, há a nota do editor, dos internautas, reviews muito suscintos e bons, além da possibilidade de baixá-lo lógico (mas alguns, como Mortal Kombat 1 são protegidos pela ESA, e não são "baixáveis"). Também há para baixar, em alguns jogos, extras como músicas, scans do box, manual, etc. Tudo muito bem ilustrado e organizado.

Vale a pena dar uma conferida neste site; e que tal este link para a página em português, e no início do índice de todos os jogos? [SITE]

sexta-feira, agosto 24, 2007

O novo cabeçalho do Blog

Até a pouco tempo atrás eu mantia e participava de muitas coisas na internet em relação aos games. Minhas 5 comunidades de games do Orkut, este blog, meu multiply, minha conta no Youtube, minha participação no site BrGames, fora as minhas relações "não oficiais" com outros sites, comunidades e afins.

Aos poucos eu fui percebendo que não estava tendo tempo para nada e que meu trabalho não estava tendo o devido reconhecimento ou repercussão desejada, e que eu estava perdendo muito tempo com coisa fútil. Então, olhando mais atentamente, percebi que eu insistia no Orkut demasiadamente, e errava tanto em postar por lá trabalhos os quais não encontrariam no Orkut seu público interessado (além do formato de fórum não ser propício para isso), e também que o nível do gamer encontrado em sua maioria não era de jogadores hardcores, isso sem falar nos baderneiros de plantão... você ainda tenta se opor a eles e os "Srs. da razão suprema japanoides wannabe aborrescentóides" ainda te taxam de ditador.

Mas agora estou em outra fase, estou usando o Orkut apenas para coisas adequadas a ele, e agora vou poder me dedicar mais a este blog. E já comecei mudando o seu cabeçalho.

A pequena obra-prima foi feita usando o programa PhotoImpact (o mesmo que usei para as imagens das minhas comunidades), e levei um dia inteiro pra fazer. Não é tão difícil quanto parece, o mais difícil é ter e escolher os sprites dos personagens, e o processo criativo em si, o qual acho que fui bastante feliz, já que não há um amontoado de personagens de games, e sim pequenos acontecimentos e nuances que apenas um gamer consegue perceber e se divertir.

Mas nem tudo foi perfeito: apesar de eu ter recortado uma screen capture do cabeçalho e trabalhado em cima dela, não sei porquê cargas d' água a imagem saiu menor que o espaço do cabeçalho. Mas isso até que foi bom, porque limitou a área da imagem e, apesar de um certo aperto, seria bem mais difícil numa área maior. O outro problema, como podem ver, é que a imagem está alinhada à direita. Já mexi no código HTML, meu irmão que entende bastante também, e nada. Se alguém souber a solução para isso, mande um comentário aí para arrumarmos isto.

Até mais, e fiquem de olho... [BLOG]


quinta-feira, agosto 16, 2007

Cosplay perfeito de Aya Brea (Parasite Eve)


Cosplay, pra quem não sabe, vem do termo "Costume Play". "Play" significa atuar, como é comunentemente usado nos EUA. Seria algo como "Atuação de Vestimenta" ou algo parecido. Seria uma incorporação de um personagem qualquer (geralmente anime/manga, games, desenhos e séries/filmes cult), tanto nas roupas e acessórios, quanto na forma de agir, falar, etc.

Parasite Eve é um dos meus jogos preferidos (e isso não tem nada a ver com a Aya Brea - ok, um pouco, talvez...). Os dois jogos (o I e o II) foram lançados para o Playstation, e há rumores que um terceiro viria por aí, mas apenas para portáteis. Os jogos desta série se destacam pela narrativa (Cinematic RPG), pelo sistema de armas e magias (excelente para jogadores hardcores de rpg), pelas suas CGs de tirar o fôlego e também pela protagonista, a bela Aya Brea.

A imagem acima é apenas uma de uma galeria de imagens de um cosplay perfeito da Aya, daqueles que tornam-se cult entre os fãs do game. Mais imagens, aqui (GameHall). [GIRLS]

domingo, julho 15, 2007

Entrevista exclusiva com Cristiano Gualda

Cristiano Gualda apresentou durante 5 anos, de junho de 1995 até setembro de 2000 o programa Stargame do canal Multishow (e que durante um bom tempo foi exibido com sinal aberto às parabólicas). Na minha opinião (e de muitos), o Stargame foi o melhor programa de videogame da TV brasileira (até o momento). Grande parte do seu sucesso deve-se ao estilo irreverente e despojado do seu apresentador, e o próprio formato do programa, que casa-se naturalmente com o estilo gamer de ser. Eficiente, divertido e dinâmico.

A entrevista conta com 10 perguntas, todas elaboradas pelos membros da comunidade de games do Orkut Segredos e Rumores dos Games, todas com créditos aos seus autores. Agradeço em nome de toda a comunidade e dos usuários deste blog a atenção que nos foi dada pelo Cristiano.

Segue a entrevista:

1 - Olá, Cristiano! Você já gostava de games, ou apenas se interessou após o convite para fazer o programa (o saudoso Stargame, do canal Multishow)?
(Pedro)

Olá ! Já gostava de games, com certeza, tive um Phantom System (compatível com o Nintendo 8 bits, lembram ?) e ralei muito pra terminar o Legendary Wings ! ( um prêmio pra quem lembrar desse game ! hahaha) Depois do programa passei a jogar muito mais e conhecer os lançamentos em primeira mão, o que era fantásico !

2 - Você prefere os games antigos, aqueles maravilhosos clássicos ou os novos games, com todo seu realismo e exuberância gráfica?
(Pedro)

Confesso que hoje não jogo tanto, principalmente por causa de tempo, então prefiro os games antigos, com menos continuidade.

3 - Um dos pontos fortes do programa era o humor, que não soava forçado. As piadinhas de fim de programa, mãozinha, etc... até que ponto eram planejadas ou fugiam do roteiro? E como era a discussão de idéias para estes momentos engraçados?
(Marcos Valverde)

Hoje em dia vejo que muitos dos fãs do programa adoravam o humor, que era um humor meio inocente, palhaço ( no sentido tradicional e lúdico da palavra ) e sem-compromisso. Sei que alguns telespectadores achavam a coisa toda meio boba, mas o importante é que nós, da equipe Stargame, nos divertíamos muito fazendo, e tínhamos liberdade para tanto. Muita coisa surgia na hora, de improviso, o que dava um frescor para as piadas. Nem mesmo a criação da mãozinha foi muito planejada, era só a gente achar que ia ser engraçado na hora e pronto ! E ela acabou virando minha inimiga número 1 !

4 - Cristiano, o que você acha do atual espaço dado aos games na TV Brasileira ?
(Fellipe Igor)

Parece que o Cybernet ainda é exibido, não é ? Não sei de outros, mas certamente é pouco para uma indústria desse tamanho. Já brigávamos por mais espaço desde 95, quando estreou o Stargame.

5 - Cristiano, nosso jornalismo assim como programas sobre games sempre passam por altos e baixos, gostaria de saber sua opinião: o que falta para que os meios de comunicação tornem mais efetivos os meios de comunicação sobre videogames no Brasil?
(Reinaldo)

Acho que falta a percepção do verdadeiro tamanho desse mercado, coisa que já aconteceu lá fora ( EUA, Japão e Europa, principalmente ). A mídia corre atrás do que faz sucesso e chama a atenção...

6 - O que você acha que falta no mercado de games no Brasil para ele ter um peso no mercado mundial?
(Otacilio Cardoso)

Investimento no mercado nacional, o que não pode acontecer se não houver investimento em educação e tecnologia, para formar profissionais capacitados em todas as áreas de um grande jogo, desde o roteiro até as etapas finais de produção e distribuição.

7 - Atualmente você está encenando o musical "Zé com a mão na porta". Existe alguma relação entre teatro e videogame, que você tenha percebido? Você considera os games uma forma de arte?
(Marcos Valverde)

Sem dúvida ( e isso dizíamos desde a época do programa ), o desenvolvimento de um videogame de qualidade envolve muita criação artística ! Um bom game é uma boa história, antes de tudo, e a capacidade de fazer o jogador se envolver com aquela história ( e isso vale mesmo para games de esporte ou corrida tipo Mario Kart, pois os jogadores têm que ser capazes de se identificar com os PERSONAGENS ).
Portanto, acredito que games, teatro, e outras formas de expressão artística estão intimamente relacionados.

8 - Eu acredito que o grande carisma que você conseguiu passar aos fãs do Stargame deve-se muito às suas qualidades como ator. Na contramão disso, que lições você tirou dos games e que hoje te ajudam na sua profissão de ator?
(Marcos Valverde)

Obrigado pelo elogio. Os games foram parte da minha formação, assim como muitas outras experiências na vida. Acho que a principal conexão entre games e o trabalho de ator é a propria essência do teatro: o jogo. Em inglês, "peça"( de teatro ) é "play", que significa jogar. Qualidades como atenção, reflexo, capacidade de acreditar e se concentrar naquilo que se está fazendo, são fundamentais tanto para um ator quanto para um jogador de videogame.

9 - Cristiano, depois que o programa acabou, o que mudou na sua vida em relação aos videogames? Você continua jogando ou está envolvido com algum projeto sobre games?
(Marcos Valverde)

Continuo jogando, mas com muito menos frequência. E atualmente não estou envolvido com nenhum projeto relacionado a videogames. Mas de vez em quando dou uma escapada a um fliperama ( hahahaha, como chamávamos na minha época ).

10 - Se você recebesse um novo convite pra voltar a fazer um "Stargame" você aceitaria? (Eduardo Daniel) O que faria você voltar a apresentar um programa de videogame hoje em dia? (Marcos Valverde)

Acho difícil, não pelos games, mas porque não tenho muita vontade de trabalhar como apresentador. Se me convidassem só para jogar, quem sabe?
hehehehe [ENTREVISTA]

segunda-feira, julho 09, 2007

Programa de videogame: Master Dicas

Este é um vídeo bem raro de um programa de videogame brasileiro bem antigo, chamado Master Dicas, especializado no sistema Master System e apresentado por Rodrigo Faro. A qualidade não é das melhores, mas é uma verdadeira raridade! Pra quem gostou, há outro vídeo deste programa neste link. [VIDEO]