domingo, março 23, 2008

Super Mario Bros. na visão de Mario

Quando eu era criança os jogos de plataforma 2D do Nes me fascinavam, especialmente os jogos da série Super Mario Bros. Várias vezes chegava a me imaginar dentro daquele mundo fantástico do jogo, e como seria tão diferente estar na visão que Mario teria de todos aqueles blocos suspensos no ar, os canos saindo do chão, as plataformas...

Essa imagem abaixo, que achei no blog Tomate Cru é incrivelmente parecida com o que eu acreditava "ser de verdade" o mundo de Mario:

Clique na imagem para ampliá-la

Incrível, não? Quem fez esta arte está de parabéns: conseguiu expressar a arte contida em Super Mario Bros. de uma maneira diferente, mas mantendo seu aspecto original.

[GERAL]

sábado, março 22, 2008

Br Games procura novos membros

Atenção: se você tem conhecimentos na área de tradução de jogos, em game hack, ou em postar notícias e curiosidades de games em geral, esta é a hora de tentar entrar para a Br Games. O Jackal, criador do grupo, está a procura de novos membros para o site.

Por enquanto, o que está no ar é uma versão datada de 19 de abril de 2007. Apesar de o site ter retornado, como eu noticiei em primeira mão aqui neste blog, ainda não foi dessa vez que a nova Br Games, mais avançada, foi para o ar. E nestes primeiros dias de retorno a parte administrativa do site ainda apresentava alguns problemas, impedindo os membros de postarem algo. Problema esse já resolvido.

Essa é uma fase transitória pela qual o grupo passa. A hora agora é de reestruturação e formação de um novo grupo (quem sabe até de ex-membros, essa é minha opinião), pra quando o site novo estar no ar (sem previsão ainda), a Br Games possa estar atuando de novo com força máxima na área.

Se você sempre quis ser membro de um grupo de tradução ou da própria Br Games, esta é a hora. Entre em contato comigo (pode ser via comentário mesmo) ou com o Jackal. Contatos no site.

[NEWS]

quinta-feira, março 06, 2008

Quem é quem no cabeçalho da comunidade

Clique na imagem acima para aumentá-la

Personagens:

1 - Morcego - Sonic (Mega Drive)
2 - Lula - Super Mario (*)
3 - Abelha - Sonic (Mega Drive)
4 - Felicia SD - Pocket Fighters (Playstation)
5 - Computador - Sonic (Mega Drive)
6 - Papai Noel - Mortal Kombat (*)
7 - Mario - Super Mario World (Super Nes)
8 - Peixe - Super Mario World (Super Nes)
9 - Guile - Street Fighter 2 (*)
10 - Versão feminina de Guile (*)
11 - Mai Shiranui vestida como Chun-Li (*)
12 - Athena - The King of Fighters (*)
13 - B. Jenet - The King of Fighters (*)
14 - Chun-Li SD - Pocket Fighters (Playstation)
15 - Ninja Gaiden - Ninja Gaiden (Nes)
16 - Sonic - Sonic (Mega Drive)
17 - Planta Carnívora - Super Mario Bros 3 (Nes)
18 - Besouros Verdes - Super Mario World (Super Nes)
19 - Nave - Life Force (Nes)
20 - Leonardo - Teenage Mutant Ninja Turtles (Nes)
21 - Akuma - Street Fighter 2 (*)
22 - Sol - Super Mario Bros 3 (Nes)
23 - Monstro - Doom (PC)
24 - Shao Kan - Mortal Kombat (*)
25 - Koopa - Super Mario World (Super Nes)
26 - Rash - Battletoads (*)

Cenário:

Grama - Super Mario Bros 3 (Nes)
Vegetação - Super Mario Bros (Nes)
Cano - Super Mario Bros (*)
Montanha - Super Mario Bros (Nes)
Nuvens - Super Mario Bros (Nes)
Cenário de fundo - Green Hill Zone, Sonic (Mega Drive)
"?" sobre Mario - Blocos "?" editados (*)

Legenda:

(*) - Versão desconhecida

Imagem by mcs. © Todos os direitos reservados.


[BLOG]

segunda-feira, março 03, 2008

Br Games de volta !!!

Garanto que essa é a notícia que muito gamer brasileiro espera a muito tempo. A volta à ativa da Br Games - o maior e mais conceituado grupo de tradução de jogos do Brasil.

O Jackal comentou comigo que essa semana provavelmente ela já estará no ar, podendo ocorrer tal fato a qualquer momento.

Como o blog ficou inativo durante as férias, pelos motivos que expliquei no post anterior, aqui vai um presente para os usuários do mcs Dicas - uma informação em primeiríssima mão, que ninguém ou veículo nenhum neste mundo tem:

A nova Br Games pretende mais uma vez estar na frente do cenário de tradução com uma revolução, à qual chamo de Br Games 2.0. Qualquer usuário agora pode postar conteúdo no site da Br Games, característica típica da Web 2.0 e marcante em sites como Wikipedia e Youtube. Qualquer um agora pode postar notícias, curiosidades, arquivos importantes, artigos, etc. O post passará por uma triagem dos membros deste grupo (o qual faço parte) que aprovará ou não a publicação do post.

Some a isso um design completamente reformulado e mais moderno, nova programação, muito mais eficiente e dinâmica, e conceitos revolucionários na área e temos a nova BrGames, provando porquê ainda é o maior grupo de traduções do país.

Atualização (9 de março, 9:16): A Br Games voltará ao ar nesta noite, mas por enquanto será apenas o site antigo (em asp). A nova versão, mencionada no post ainda está passando, segundo o Jackal, por retoques finais, ainda sem previsão de estar on-line. Aguardemos então a volta da Br Games, em Asp ou PHP, mas enfim, sua volta à ativa.

[NEWS]

De volta à ativa

Olá a todos, novamente. Este meu blog esteve parado durante toda as férias de dezembro-janeiro, e só agora estou novamente postando. Nestas férias reestruturei muitas coisas minhas, tanto on-line quanto off-line.

Num primeiro momento deixei de postar regularmente aqui para priorizar esta reoganização de minhas coisas, e num segundo momento para me dedicar à criação de meu 2º blog, o Passagem Secreta, o qual será complementar a este aqui, e não substituirá nada (podem ficar tranquilos quanto a isso). Num terceiro momento, que envolve o mês de fevereiro, aí faltou tempo mesmo, muito trabalho (workaholic?) e finalizei os detalhes do meu blog 2 (esse aqui é o 1).

Então meus 2 blogs terão a seguinte responsabilidade cada:

mcs Dicas: Tem caráter mais pessoal, intimista, mais crítico e focado em generalidades e variedades diversas sobre games.

Passagem Secreta: Meu blog com caráter mais focado no jogo, com resultados de algumas pesquisas minhas ou de minhas comunidades do orkut ou de membros delas, sobre segredos e rumores dos games, e assuntos avançados para jogadores hardcores.

Enquanto uma é mais aberta a variedades, curiosidades e notícias, a outra é mais focada em desvendar os jogos de videogame.

Então é isso aí, pessoal. Quem gosta do meu trabalho, além de minhas comunidades do orkut e do meu multiply, pode ficar antenado nestes 2 blogs.

Agora que tudo voltou aos seus eixos, depois de um longo período de reflexões (não duvidando do futuro, mas tentando descobrir a melhor maneira de se chegar a ele), vamos aos games!

[BLOG]

segunda-feira, novembro 05, 2007

Strider (Mega Drive) - Vencido no Hard

Pra quem acha que esse jogo é um dos mais difíceis do Mega (no Hard talvez), aí vai um video que eu fiz a um bom tempo, mas que pelo tamanho (e a falta de uma ferramenta que preste para cortá-lo em 2) não upei no Youtube.




Praticamente um detonado no Hard. Ah... não usei nenhuma técnica TAS (Tool Assisted Movie) nesse video.

[VIDEO]

domingo, outubro 28, 2007

O Projeto Secreto da Nintendo: O Próximo Nintendo DS?

Para se descobrir alguma coisa nova ou secreta no mundo dos games, uma boa dica é analisar patentes. Tudo que é lançado no mercado tem que ter uma patente, e muitas vezes ela é o único indício concreto de algum projeto secreto ou algo novo.

A nintendo registrou uma patente (#20060025218) de julho de 2004 muito interessante, a qual vemos na imagem abaixo:

À primeira vista, podemos dizer que trata-se de um videogame portátil, e olhando bem podemos dizer que parece uma mistura de um Game Boy Advance com um Nintendo DS. Eu diria que é um protótipo do NDS baseado no design conhecido do GBA. Talvez um protótipo cancelado que deu lugar ao atual NDS. Há uma entrada (abaixo) para cartão, talvez um SD Card.

Mas quem leu o texto acima da imagem percebeu algo muito interessante: o portátil tem um sistema inédito de detecção de "pelo menos dois pontos" de toque na tela(o NDS tem apenas um) !!

A patente diz (numa tradução livre) que como resposta a uma operação por toque na tela pelo jogador, são detectadas coordenadas entre os dois pontos e a distância entre os dois pontos e o ângulo da linha que os conecta são calculados. Na imagem abaixo, veja o cálculo matemático que gera a distância entre si e o ângulo dos pontos, e o ponto central entre os dois pontos:

Com certeza estes cálculos são convertidos em algoritmo (olhe a matemática com outros olhos agora ^^).

Na própria patente há uma exemplificação de como isso funciona, usando como exemplo uma nave da série Star Fox (olha aí, mais um rumor?):

Na imagem acima, as setas sobre os dedos indicam movimento do mesmo e a direção, os pontos são os pontos de pressão sobre a tela. A propulsão abaixo da nave indica que ao abrir os dedos a nave sobe.

Acima, vemos que o movimento de fechar os dedos faz a nave descer verticalmente.

Na figura 10, indica-se que o ângulo que a nave se encontra é alterado mudando o ângulo dos pontos de pressão dos dedos.

A figura 11 mostra que uma inclinação maior dos dedos gera um movimento de "parafuso" na nave.

Por fim, a imagem acima indica não um movimento angular, mas sim posicional da nave, igual ao da reta entre os dois pontos de pressão.

Esta patente foi arquivada em 19 de julho de 2005. Alguém pode dizer que o Nintendo DS está aí, e que provavelmente esta patente foi rejeitada, mas lembrem-se que ela contém uma tecnologia mais avançada que o NDS, e pode perfeitamente ser um avanço no seu sistema de reconhecimento de toque na tela. A tecnologia pode ainda ser incorporada num futuro console da Nintendo. A empresa nega as especulações.

Fonte: GameSpot

[GERAL]