domingo, outubro 28, 2007

O Projeto Secreto da Nintendo: O Próximo Nintendo DS?

Para se descobrir alguma coisa nova ou secreta no mundo dos games, uma boa dica é analisar patentes. Tudo que é lançado no mercado tem que ter uma patente, e muitas vezes ela é o único indício concreto de algum projeto secreto ou algo novo.

A nintendo registrou uma patente (#20060025218) de julho de 2004 muito interessante, a qual vemos na imagem abaixo:

À primeira vista, podemos dizer que trata-se de um videogame portátil, e olhando bem podemos dizer que parece uma mistura de um Game Boy Advance com um Nintendo DS. Eu diria que é um protótipo do NDS baseado no design conhecido do GBA. Talvez um protótipo cancelado que deu lugar ao atual NDS. Há uma entrada (abaixo) para cartão, talvez um SD Card.

Mas quem leu o texto acima da imagem percebeu algo muito interessante: o portátil tem um sistema inédito de detecção de "pelo menos dois pontos" de toque na tela(o NDS tem apenas um) !!

A patente diz (numa tradução livre) que como resposta a uma operação por toque na tela pelo jogador, são detectadas coordenadas entre os dois pontos e a distância entre os dois pontos e o ângulo da linha que os conecta são calculados. Na imagem abaixo, veja o cálculo matemático que gera a distância entre si e o ângulo dos pontos, e o ponto central entre os dois pontos:

Com certeza estes cálculos são convertidos em algoritmo (olhe a matemática com outros olhos agora ^^).

Na própria patente há uma exemplificação de como isso funciona, usando como exemplo uma nave da série Star Fox (olha aí, mais um rumor?):

Na imagem acima, as setas sobre os dedos indicam movimento do mesmo e a direção, os pontos são os pontos de pressão sobre a tela. A propulsão abaixo da nave indica que ao abrir os dedos a nave sobe.

Acima, vemos que o movimento de fechar os dedos faz a nave descer verticalmente.

Na figura 10, indica-se que o ângulo que a nave se encontra é alterado mudando o ângulo dos pontos de pressão dos dedos.

A figura 11 mostra que uma inclinação maior dos dedos gera um movimento de "parafuso" na nave.

Por fim, a imagem acima indica não um movimento angular, mas sim posicional da nave, igual ao da reta entre os dois pontos de pressão.

Esta patente foi arquivada em 19 de julho de 2005. Alguém pode dizer que o Nintendo DS está aí, e que provavelmente esta patente foi rejeitada, mas lembrem-se que ela contém uma tecnologia mais avançada que o NDS, e pode perfeitamente ser um avanço no seu sistema de reconhecimento de toque na tela. A tecnologia pode ainda ser incorporada num futuro console da Nintendo. A empresa nega as especulações.

Fonte: GameSpot

[GERAL]

Nenhum comentário: