quarta-feira, abril 11, 2007

Carmageddon 3 (PC)




Estou jogando este game - apesar que este termo jogando deve ser entendido de forma limitada... é frustrante não ter tempo mais pra jogar como antigamente...

Já joguei os outros dois games da série pra PC e sou fã dessa série. No começo foi mais curiosidade mesmo, saber se o jogo era tão abominável no sentido da violência e tal. No fim das contas, jogando o 1º da série, vi que era um jogo muito bom, divertido pacas, e com uma violência meio cartunesca, irrealmente exagerada, boba mesmo. As críticas não fazem sentido, são em sua maioria preconceituosas ou hipócritas. Há sim momentos de bizarrice e desnecessários (como o rastro de sangue deixado pelos pneus, por ex), mas isso é muito pequeno e se perde no contexto geral do jogo (e da série).

O 2º da série, então, é absurdamente divertido, um dos melhores games neste quesito que já joguei. Sobre este aqui, o 3º, infelizmente não posso dizer a mesma coisa. Inicialmente a gente se depara com gráficos muito bons, um pouco melhores do que o anterior, e há um gostinho (bom, nesse caso) de mais do mesmo. Só que até agora (tenho 1 semana de jogo) não consegui ter nem sombra da diversão do 2º da série.

Estranhamente seu tempo parece estar cortado, você tem quase sempre 1 ou 2 minutos pra passar de fase, não há meios visíveis que fazem com que o tempo aumente, o limite máximo é de 4 minutos, a matança em série de pedestres (frustrantes e invariáveis zumbis) não geram mais minutos de tempo extra e ficaram dispensáveis, e toda e qualquer ação que faça ganhar uns 2 segundos a mais custam mais que isto. Exceção: destruir os oponentes. Aumentando um pouco a parte ofensiva de sua máquina, você consegue sem muita dificuldade e rapidamente, sem precisar (e nem poder mesmo...) andar muito pela fase, já que os inimigos te procuram.

O problema é que o jogo se resume a isto: ou nos divertimos com a fase, mas de forma limitada em função do tempo (parece até aqueles carrinhos de batida, quando fica bom, acaba), com os itens e física divertida e irreal (que aliás, estão menos divertidas neste aqui. Veja o pinball mode..), ou ficamos batendo nos carros até destruir todos e passar de fase, ignorando todo o restante das variáveis.

Entre as fases estão as famosas e temidas missões, aonde você tem tempo limitado pra chegar a certo lugar e executar certa ação, muitas vezes sucessivamente. No 2º jogo havia missões dignas dos gamers mais hardcores, neste aqui elas começam fáceis, mas eu já estou travado numa delas, aonde não sei como chegar ao último lugar indicado, no 2º cenário (não fase) do game.

Não pensem que é um jogo ruim por essas críticas. Ele é mediano, e inferior ao 2º da série, pra mim, o melhor. Esperava mais, pelas boas lembranças que eu tenho da série. Mas quem nunca jogou os anteriores, pode gostar deste aqui mais do que eu. [REVIEW]

Nenhum comentário: