terça-feira, junho 19, 2007

Emulador de Game Boy / Color no seu Celular

Segue um mini-tutorial para rodar um emulador de Game Boy/Game Boy Color no seu celular! O emulador usado é o "MeBoy" (se você não tem experiência em instalar arquivos desconhecidos no seu celular ou não tem certeza de possíveis problemas que isto possa causar, instale por sua conta e risco!).


1 - Tenha pelo menos Java 1.5 instalado. Veja se seu celular roda bem, mal, ou não roda este emulador nesta página.

2 - Baixe o "MeBoy Builder"aqui.

3 - Execute o MeBoy Builder (ele é meio chatinho pra carregar, pode dar erro e demorar).

4 - Clique em "Add ROM" e escolha uma rom (no formato *.gb, só *.gb!!), Repita o processo caso queira colocar mais roms. Este emulador funciona como o ImbNES (emulador de nes pra PSX), ou seja, vc joga as roms e cria um arquivo com as roms que vc escolheu.

5 - Clique em "Finish". Será criado automaticamente um arquivo chamado MeBoy.jar (No mesmo diretório do MeBoyBuilder.jar).

6 - Mande para seu celular o MeBoy.jar. Se tudo der certo ok! Alguns celulares precisam do arquivo *.jad, ele também é criado junto com o MeBoy, caso precisar.

Boa diversão!!

PS.: Este tutorial é uma adaptação do da comunidade
"Eu tenho um Motorola Rizr Z3". Agradecimentos ao ÈDNEY. [HOW]

domingo, junho 17, 2007

Arte com sprites de games

As novas tecnologias podem ser usadas como forma de arte, já que têm um tipo peculiar de expressão audio-visual, entre elas está o videogame. O site Ben Fry mostra várias interpretações artísticas visuais e eletrônicas variadas.

Dentre as várias, há uma vinda direta do mundo dos games, entitulada Mario Soup. É uma arte feita diretamente com o mapa de sprites do game Super Mario Bros. (aquelas telas confusas, comuns pra quem mexe com editores hexa-decimais ou com tradução de jogos). O autor misturou duas sequências de imagens (a azul e a vermelha) e juntou para formar a imagem final.

Quem quiser ver o mesmo com vários outros games do Nes, pode baixar o poster em PDF. Este site não é mais atualizado, a "continuação" dele pode ser vista aqui.


Por último, vejam esta emulação (na imagem acima) do jogo Super Mario Bros. do Nes mostrando todo o uso do mapa de sprites do game!! É interessantíssimo!! Confira: Deconstructulator. [GERAL]

domingo, junho 10, 2007

Video-dicas de Nes



Achei uma página no Youtube muito legal, com dicas de Nes (nintendo 8 bits), chamada Sly Dog Studios´s Videos . Apenas procure pelos vídeos com prefixo NES Tips. Apesar da narração ser em inglês, as imagens falam por si só na maioria das vezes. Taí um bom uso do Youtube pra games, saindo da mesmice. Que tal agora uma versão nacional, em português? O vídeo acima é do jogo Ninja Gaiden 1. Acho que vai ter gente tentando de novo vencer o game... Pra ver todos os jogos, clique no link acima. Links para alguns dos outros games:

Elevator Action
Contra
Kung Fu
Batman
Castlevania 2
The Simpsons: Bart vs. The Space Mutants
Mike Tyson's Punch-Out!!
Double Dragon III: The Sacred Stones
Castlevania

[VIDEO] [DICAS]

sábado, junho 09, 2007

Tiras de Games


Sabe aquelas divertidas tiras de jornal, com uma história bem curta, com poucos quadros, e às vezes sem texto? Algumas revistas de videogame até chegaram a publicar alguma coisa neste sentido, fazendo relativo sucesso (o saudoso Billie Joy & Seus Sticks que o diga...).

Para quem gosta, e acha falta de alguma coisa do gênero baseado nos games, achei um bem legal, no site da revista eletrônica HGM (Hardcore Gamer Magazine).

São sátiras de jogos, personagens, e até consoles de videogame. Clique na imagem ao lado para curtir uma das tiras, bem legal! [HUMOR]

domingo, maio 27, 2007

Alemão doido



Esse vídeo é MUITO engraçado!! É um garoto histérico, tentando jogar on-line... E quando acha que está tudo certo... bom, não vou estragar nenhuma surpresa. Pouco xilique é bobagem! Acho que todo mundo conhece ou já viu algum gamer parecido, mas esse aqui é demais... Até mais! [VIDEO]

quarta-feira, abril 11, 2007

Carmageddon 3 (PC)




Estou jogando este game - apesar que este termo jogando deve ser entendido de forma limitada... é frustrante não ter tempo mais pra jogar como antigamente...

Já joguei os outros dois games da série pra PC e sou fã dessa série. No começo foi mais curiosidade mesmo, saber se o jogo era tão abominável no sentido da violência e tal. No fim das contas, jogando o 1º da série, vi que era um jogo muito bom, divertido pacas, e com uma violência meio cartunesca, irrealmente exagerada, boba mesmo. As críticas não fazem sentido, são em sua maioria preconceituosas ou hipócritas. Há sim momentos de bizarrice e desnecessários (como o rastro de sangue deixado pelos pneus, por ex), mas isso é muito pequeno e se perde no contexto geral do jogo (e da série).

O 2º da série, então, é absurdamente divertido, um dos melhores games neste quesito que já joguei. Sobre este aqui, o 3º, infelizmente não posso dizer a mesma coisa. Inicialmente a gente se depara com gráficos muito bons, um pouco melhores do que o anterior, e há um gostinho (bom, nesse caso) de mais do mesmo. Só que até agora (tenho 1 semana de jogo) não consegui ter nem sombra da diversão do 2º da série.

Estranhamente seu tempo parece estar cortado, você tem quase sempre 1 ou 2 minutos pra passar de fase, não há meios visíveis que fazem com que o tempo aumente, o limite máximo é de 4 minutos, a matança em série de pedestres (frustrantes e invariáveis zumbis) não geram mais minutos de tempo extra e ficaram dispensáveis, e toda e qualquer ação que faça ganhar uns 2 segundos a mais custam mais que isto. Exceção: destruir os oponentes. Aumentando um pouco a parte ofensiva de sua máquina, você consegue sem muita dificuldade e rapidamente, sem precisar (e nem poder mesmo...) andar muito pela fase, já que os inimigos te procuram.

O problema é que o jogo se resume a isto: ou nos divertimos com a fase, mas de forma limitada em função do tempo (parece até aqueles carrinhos de batida, quando fica bom, acaba), com os itens e física divertida e irreal (que aliás, estão menos divertidas neste aqui. Veja o pinball mode..), ou ficamos batendo nos carros até destruir todos e passar de fase, ignorando todo o restante das variáveis.

Entre as fases estão as famosas e temidas missões, aonde você tem tempo limitado pra chegar a certo lugar e executar certa ação, muitas vezes sucessivamente. No 2º jogo havia missões dignas dos gamers mais hardcores, neste aqui elas começam fáceis, mas eu já estou travado numa delas, aonde não sei como chegar ao último lugar indicado, no 2º cenário (não fase) do game.

Não pensem que é um jogo ruim por essas críticas. Ele é mediano, e inferior ao 2º da série, pra mim, o melhor. Esperava mais, pelas boas lembranças que eu tenho da série. Mas quem nunca jogou os anteriores, pode gostar deste aqui mais do que eu. [REVIEW]

segunda-feira, abril 02, 2007

Diablo (PC) - Resultados

















Já faz um tempinho que parei de jogar (de novo) o jogo Diablo (1.00), para PC. Já havia jogado a uns 2 anos atrás com a arqueira, e a mais tempo ainda - também com a arqueira - no Playstation.


Joguei muitas e muitas quedas, perdi a conta de quantas vezes eu venci. Meu personagem, um mago (Sorceror... aliás não seria correto a palavra Sorcerer?) passou do Lv 30, acho que chegou no 32. Peguei muitos itens únicos, enfrentei muitos inimigos únicos (ou especiais, como queiram). Não deu pra ter O jogo perfeito de itens e armaduras, mas peguei algumas muito fortes e raras e nem o Diablo dá conta mais do meu mago. Não alcancei o estágio mais avançado de um mago (tanto de Lv, quanto de configuração), mas cheguei bem perto disso em alguns quesitos, como magia, armadura e escudo.

Quanto às dicas, que é o que interessa, possso dizer que joguei esse jogo pra tirar algumas dúvidas e rumores que eu suspeitava, comparações com a versão de Psx... O que aconteceu foi que eu tirei grande parte dessas dúvidas, descobri dezenas de outras coisas e mais algumas dezenas de outras dúvidas e rumores foram criados! Terei que jogar novamente este jogo no futuro, pra continuar nas minhas descobertas. Também tenho que jogar a versão do Psx pra confirmar algumas coisas, como a dica da duplicação de poções, que finalmente parece que eu entendi o que aconteceu, quando sem querer eu fiz uma duplicação, e ver se certas coisas em relação à venda no jogo são iguais ou não nas duas versões.

A imagem acima é apenas um exemplo de como fui a fundo no jogo (não sei se vcs perceberam, mas estou invisível... só meu Light Radius é perceptível). Este game é mais um do seleto grupo de jogos que eu estudo, que me "prendem" por meses nos seus segredos e que rendem uma quase centena de dicas, rumores, manhas, e estratégias. [DIÁRIO]