domingo, outubro 28, 2007

O Projeto Secreto da Nintendo: O Próximo Nintendo DS?

Para se descobrir alguma coisa nova ou secreta no mundo dos games, uma boa dica é analisar patentes. Tudo que é lançado no mercado tem que ter uma patente, e muitas vezes ela é o único indício concreto de algum projeto secreto ou algo novo.

A nintendo registrou uma patente (#20060025218) de julho de 2004 muito interessante, a qual vemos na imagem abaixo:

À primeira vista, podemos dizer que trata-se de um videogame portátil, e olhando bem podemos dizer que parece uma mistura de um Game Boy Advance com um Nintendo DS. Eu diria que é um protótipo do NDS baseado no design conhecido do GBA. Talvez um protótipo cancelado que deu lugar ao atual NDS. Há uma entrada (abaixo) para cartão, talvez um SD Card.

Mas quem leu o texto acima da imagem percebeu algo muito interessante: o portátil tem um sistema inédito de detecção de "pelo menos dois pontos" de toque na tela(o NDS tem apenas um) !!

A patente diz (numa tradução livre) que como resposta a uma operação por toque na tela pelo jogador, são detectadas coordenadas entre os dois pontos e a distância entre os dois pontos e o ângulo da linha que os conecta são calculados. Na imagem abaixo, veja o cálculo matemático que gera a distância entre si e o ângulo dos pontos, e o ponto central entre os dois pontos:

Com certeza estes cálculos são convertidos em algoritmo (olhe a matemática com outros olhos agora ^^).

Na própria patente há uma exemplificação de como isso funciona, usando como exemplo uma nave da série Star Fox (olha aí, mais um rumor?):

Na imagem acima, as setas sobre os dedos indicam movimento do mesmo e a direção, os pontos são os pontos de pressão sobre a tela. A propulsão abaixo da nave indica que ao abrir os dedos a nave sobe.

Acima, vemos que o movimento de fechar os dedos faz a nave descer verticalmente.

Na figura 10, indica-se que o ângulo que a nave se encontra é alterado mudando o ângulo dos pontos de pressão dos dedos.

A figura 11 mostra que uma inclinação maior dos dedos gera um movimento de "parafuso" na nave.

Por fim, a imagem acima indica não um movimento angular, mas sim posicional da nave, igual ao da reta entre os dois pontos de pressão.

Esta patente foi arquivada em 19 de julho de 2005. Alguém pode dizer que o Nintendo DS está aí, e que provavelmente esta patente foi rejeitada, mas lembrem-se que ela contém uma tecnologia mais avançada que o NDS, e pode perfeitamente ser um avanço no seu sistema de reconhecimento de toque na tela. A tecnologia pode ainda ser incorporada num futuro console da Nintendo. A empresa nega as especulações.

Fonte: GameSpot

[GERAL]

domingo, outubro 21, 2007

Sessões do "mcs Dicas": detalhando

Como prometi, segue uma breve descrição sobre qual tipo de conteúdo reúne cada sessão do blog. Os nomes são curtos e auto-explicativos:

Blog - Mostra os posts que falam sobre o blog.

Dicas - Posts que abordam macetes, dicas, estratégias, enfim, conteúdo de auxílio ao jogador de videogame.

Diário - Reúne as postagem que abordam meu dia-a-dia com os games, com projetos e trabalhos relacionados a eles.

Entrevista - Entrevistas com personalidades direta ou indiretamente relacionadas ao mundo dos games .

Geral - Posts com a famosa definição "sem definição", ou seja, posts que não se enquadram nos assuntos das outras sessões.

Girls - Quando o assunto principal são as garotas, tanto as gamemaníacas quanto as digitais.

How - Mini-tutoriais, passo a passos, enfim... postagens que ensinam algo relacionado a games, de forma mais elaborada.

Humor - Dicas de humor, charges, conteúdo engraçado e divertido.

News - Fique por dentro das notícias mais quentes e polêmicas do mundo dos games.

Site - Dicas de sites que se destacam na sua abordagem sobre os videogames

Stuff - Bugigangas e diversas coisas inspiradas nos games.

Video - Posts que contém um ou mais videos (ou links para eles) sobre games.

Você conhece? - Jogos, consoles, personagens, máquinas, softwares... alternativos e que talvez você não conheça.

Provavelmente haverá mais algumas (poucas) sessões novas. E assim que elas forem criadas, este post será atualizado com as novas sessões. Posts com este símbolo no fim (sem as aspas) "[ * ]" são postagens com conteúdo atualizável, que estão sempre se renovando. Quem sabe isso não se torne uma sessão também? Comentem pessoal, o retorno dos (ainda poucos mas fiéis) visitantes é extremamente útil para o crescimento do blog.

[ * ] [BLOG]

sábado, outubro 13, 2007

Quadrinhos de games


Para quem gosta de piadas e charges com personagens de games e ao mesmo tempo gostaria de ver tiras com histórias curtas de games, há uma boa pedida, como podemos na imagem acima.


O site i-mockery tem pencas de tiras (quadrinhos curtos) feitos com imagens capturadas dos próprios games, com as imagens aproximadas, deixando os pixels bem em evidência (os quais são até editados). Balões de diálogo são usados para contar uma breve história, sempre com muito humor.


O único porém é que várias e várias tiras são reaproveitadas, mudando apenas os diálogos dos personagens (e a piada, lógico).


Para quem gosta, é um prato cheio. Como vemos, os textos estão em inglês, mas nada muito difícil de compreender. Aliás, não é de hoje que os games ajudam no aprendizado de outra língua, não? Mas isto é um assunto para um outro tópico! Até breve, pessoal.

[HUMOR]

domingo, outubro 07, 2007

Segagaga - Um ode à Service Games



O ano é 2025. A empresa Sega está com apenas 3% de share de mercado. Direto de Ota, Tokyo (aonde a Sega primeiramente se instalou em 1951), ela prepara o "Projeto Segagaga" - o qual pretende salvá-la de sua maior competidora: a empresa DOGMA (claramente uma alusão à Sony, sua maior concorrente na época). Como parte do projeto, a Sega emprega dois jovens, Taro Sega e Yayoi Haneda, para que eles tentem trazê-la de volta ao topo do mercado.

Parece 1º de Abril mas não é: este é o enredo do jogo Segagaga, lançado em março de 2001 para o Dreamcast, apenas no Japão. O jogo é um festival de cameos (aparições de personagens de games) como Alex Kidd e bosses diversos, mas vai além: há magias e itens de vários jogos e até os próprios consoles e acessórios da empresa aparecem como inimigos!! Uma verdadeira celebração de sua história (daí o motivo do meu título). Além disso, o jogo está repleto de paródias, jogos escondidos e referências ao PS1 e ao PS2.

Uma edição limitada do jogo também foi lançada, a qual vinha com brindes legais como camiseta com o logo do game, broches com os logos dos consoles da sega, tudo organizado dentro de uma caixa.

Fonte: Wikipedia.

[VIDEO] [VOCÊ CONHECE?]

quarta-feira, outubro 03, 2007

"Sessões" do blog implementadas!

Como disse no post anterior, o blog estava parado para manutenção. Apesar de não precisarmos pintar parede, trocar o piso, os móveis... temos que dar uma geral nele às vezes visando sempre sua qualidade, tanto funcional, quanto visual.

Depois de muito pensar em como fazer os links das sessões mostrarem todos os posts de uma categoria, encontrei uma maneira eficiente e elegante (gíria de programação). Anteriormente a idéia era colocar a categoria de cada post no cabeçalho dele, criar posts que reuniriam em cada um deles todos os links dos posts de uma determinada categoria, depois o link desse post era associado a uma opção das sessões.

Mudou tudo. Retirei a categoria do post do cabeçalho de cada um (bem mais limpo assim), coloquei uma espécie de palavra chave entre colchetes "[ ]" no fim de cada post, e a procura por estas palavras chaves é o que indica cada opção das sessões. Eficiente, simples e fácil de administrar.

Nos próximos posts vou dizer o que significa cada uma das categorias de posts do blog. Voltando à ativa! [BLOG]