terça-feira, junho 19, 2007

Emulador de Game Boy / Color no seu Celular

Segue um mini-tutorial para rodar um emulador de Game Boy/Game Boy Color no seu celular! O emulador usado é o "MeBoy" (se você não tem experiência em instalar arquivos desconhecidos no seu celular ou não tem certeza de possíveis problemas que isto possa causar, instale por sua conta e risco!).


1 - Tenha pelo menos Java 1.5 instalado. Veja se seu celular roda bem, mal, ou não roda este emulador nesta página.

2 - Baixe o "MeBoy Builder"aqui.

3 - Execute o MeBoy Builder (ele é meio chatinho pra carregar, pode dar erro e demorar).

4 - Clique em "Add ROM" e escolha uma rom (no formato *.gb, só *.gb!!), Repita o processo caso queira colocar mais roms. Este emulador funciona como o ImbNES (emulador de nes pra PSX), ou seja, vc joga as roms e cria um arquivo com as roms que vc escolheu.

5 - Clique em "Finish". Será criado automaticamente um arquivo chamado MeBoy.jar (No mesmo diretório do MeBoyBuilder.jar).

6 - Mande para seu celular o MeBoy.jar. Se tudo der certo ok! Alguns celulares precisam do arquivo *.jad, ele também é criado junto com o MeBoy, caso precisar.

Boa diversão!!

PS.: Este tutorial é uma adaptação do da comunidade
"Eu tenho um Motorola Rizr Z3". Agradecimentos ao ÈDNEY. [HOW]

domingo, junho 17, 2007

Arte com sprites de games

As novas tecnologias podem ser usadas como forma de arte, já que têm um tipo peculiar de expressão audio-visual, entre elas está o videogame. O site Ben Fry mostra várias interpretações artísticas visuais e eletrônicas variadas.

Dentre as várias, há uma vinda direta do mundo dos games, entitulada Mario Soup. É uma arte feita diretamente com o mapa de sprites do game Super Mario Bros. (aquelas telas confusas, comuns pra quem mexe com editores hexa-decimais ou com tradução de jogos). O autor misturou duas sequências de imagens (a azul e a vermelha) e juntou para formar a imagem final.

Quem quiser ver o mesmo com vários outros games do Nes, pode baixar o poster em PDF. Este site não é mais atualizado, a "continuação" dele pode ser vista aqui.


Por último, vejam esta emulação (na imagem acima) do jogo Super Mario Bros. do Nes mostrando todo o uso do mapa de sprites do game!! É interessantíssimo!! Confira: Deconstructulator. [GERAL]

domingo, junho 10, 2007

Video-dicas de Nes



Achei uma página no Youtube muito legal, com dicas de Nes (nintendo 8 bits), chamada Sly Dog Studios´s Videos . Apenas procure pelos vídeos com prefixo NES Tips. Apesar da narração ser em inglês, as imagens falam por si só na maioria das vezes. Taí um bom uso do Youtube pra games, saindo da mesmice. Que tal agora uma versão nacional, em português? O vídeo acima é do jogo Ninja Gaiden 1. Acho que vai ter gente tentando de novo vencer o game... Pra ver todos os jogos, clique no link acima. Links para alguns dos outros games:

Elevator Action
Contra
Kung Fu
Batman
Castlevania 2
The Simpsons: Bart vs. The Space Mutants
Mike Tyson's Punch-Out!!
Double Dragon III: The Sacred Stones
Castlevania

[VIDEO] [DICAS]

sábado, junho 09, 2007

Tiras de Games


Sabe aquelas divertidas tiras de jornal, com uma história bem curta, com poucos quadros, e às vezes sem texto? Algumas revistas de videogame até chegaram a publicar alguma coisa neste sentido, fazendo relativo sucesso (o saudoso Billie Joy & Seus Sticks que o diga...).

Para quem gosta, e acha falta de alguma coisa do gênero baseado nos games, achei um bem legal, no site da revista eletrônica HGM (Hardcore Gamer Magazine).

São sátiras de jogos, personagens, e até consoles de videogame. Clique na imagem ao lado para curtir uma das tiras, bem legal! [HUMOR]